Páginas

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Santarém referência em Ecoturismo

          Admirada por  quem a visita,Santarém sempre foi vista como  uma cidade de  grande potencial  turístico. A “ pérola do tapajós” como é conhecida carinhosamente, foi um dia comparada com o “Caribe” e hoje impõe-se à essa comparação  pois suas  características amazônicas são inigualáveis. Com aproximadamente 300 mil habitantes e posição geográfica privilegiada,  desponta  com personalidade abstraindo-se apenas do potencial, e buscando sua inclusão no cenário nacional de forma representativa. Cidade com um nome de origem lendária, possui um  patrimônio natural único, onde por decisão própria, o universo conspirou para que à sua frente, acontecesse um dos mais belos encontros de águas pertencentes aos rios Amazonas e Tapajós.
            Santarém, tornou-se cidade turística oficialmente em 1998, e logo em seguida,foi indicada como  cidade sede  do pólo tapajós em ecoturismo  pela EMBRATUR. Em 2008, a cidade  se revela e desponta como  município referência em ecoturismo por sua vocação natural, isto significa fazer parte de um seleto grupo entre 10 cidades Brasileiras, escolhidas pelo ministério do turismo, para se tornarem competitivas no cenário nacional com qualidade internacional. Em 2006, com Base nos princípios da cooperação, integração, sustentabilidade ambiental, econômica, sociocultural  e político institucional , o ministério do turismo  apresentou o resultado do programa de regionalização com 396 roteiros, 149 regiões  turísticas, 1207 municípios;87 foram priorizados  para receber investimentos, e desses  87, 65  foram escolhidos para serem priorizados, aonde Santarém foi incluída - O que antes era vocação em potencial, hoje, é realidade.........            O Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas.
Segundo projeções da WTO, o ecoturismo já é praticado por cerca de 5% do contingente total de viajantes, e apresenta perspectivas de um crescimento acima da média do mercado turístico convencional (cerca de 20% / ano), transformando-se num dos mercados mais promissores, principalmente em países com significativas reservas naturais, como o caso do Brasil, privilegiando cidades como Santarém.
São princípios do ecoturismo
  • Conservação e uso sustentável dos recursos naturais e culturais;
  • Informação e interpretação ambiental;
  • É um negócio e deve gerar recursos;
  • Deve haver reversão dos benefícios para a comunidade local e para a conservação dos recursos naturais e culturais; 
  • Deve ter envolvimento da comunidade local

Nenhum comentário:

Postar um comentário